terça-feira, 16 de março de 2010

“Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo...”

História do circo

Considera-se que as artes circenses surgiram na China. Foram descobertas pinturas de acrobatas, contorcionistas e equilibristas com quase 5 mil anos de idade no país. Mas todas essas atividades faziam parte do treinamento dos guerreiros para que eles ganhassem mais força, agilidade e flexibilidade. Os espetáculos só começaram em 108 antes de Cristo, quando houve uma grande festa para visitantes estrangeiros, com números surpreendentes. O imperador chinês gostou tanto que todo ano, durante o Festival da Primeira Lua, o show se repetia.
Porém, outros tipos e formas de artes circenses surgiram em lugares diferentes. Nas pirâmides do Egito existem pinturas de malabaristas e, nos desfiles militares, eram exibidos animais ferozes das terras conquistadas, caracterizando os primeiros domadores. Na Índia, os números de contorcionismo e saltos são milenares.
Na Grécia, o teatro de comédia fazia o povo rir, como os palhaços. Em Roma, no ano de 70 antes de Cristo, já havia um anfiteatro destinado a exibições de habilidades incomuns. Mas foi no ano de 40 antes de Cristo que o circo ganhou espaço, com a construção do Coliseu, onde cabiam 87 mil pessoas e aconteciam apresentações de animais, engolidores de fogo, gladiadores e outros.


15 de março / dia do circo

0 comentários: