domingo, 4 de outubro de 2009

Lendo e crescendo: dicas de leitura para as crianças


O caminho para a leitura começa na infância, quando as crianças passam a ter um gosto por palavras e por ouvir histórias, além de animarem-se ao contar momentos de sua vida para pessoas próximas. Os membros da família podem incentivar o prazer de ler através de atividades que fortaleçam esse interesse. Selecionamos algumas dicas para ajudar a tornar a leitura uma parte importante da vida da criança.


Converse com o bebê. Use seu rosto e voz para contar a ele coisas sobre o mundo e sobre ele mesmo. Escolha uma hora em que ele esteja calmo e alerta e comece a falar. Ele conhece o som e o ritmo da sua voz, já que a ouviu antes de nascer. Agora, ajude-o a relacionar estes sons com o mundo.


Repita o que o bebê diz. Devolva aqueles deliciosos sons que ele emite, pois está aprendendo que os sons podem fazer o mundo reagir e que as palavras têm poder.


Vire um apresentador de notícias. Conte o seu dia-a-dia para o bebê, o que você está fazendo e lendo para ele. Desta forma estará criando conexões entre palavras e eventos e ensinando os elementos de uma história.


Dê nomes às coisas. Durante os cuidados diários com o bebê, chame-o pelo nome, diga os nomes das partes do corpo, das roupas e dos acessórios. Embora essas conexões demorem semanas ou meses para serem feitas, você estará estabelecendo os fundamentos para a linguagem e a literatura.


Vejam juntos livros de figuras. A partir dos seis meses, apresente os livros como sendo excitantes e engraçados. Aceite a pouca atenção que ela irá dar: cada pequena interação estará criando amor pelos livros.


Não se preocupe se o bebê morder os livros. Crianças pequenas aprendem sobre o mundo usando as mãos e a boca. Use primeiro livros de capa dura. Se ela colocar os livros na boca não se preocupe. Logo ela vai perceber que existem coisas mais interessantes para fazer com eles, como olhar para as figuras por exemplo. Esse é o primeiro passo em direção à leitura.


Olhe, aponte e então diga o nome. Bebês e crianças iniciam suas vidas literárias aprendendo a virar a página, depois olhando as figuras de uma maneira geral. Em seguida, olhando-as à medida que são nomeadas, apontando-as e finalmente nomeando as figuras. Em que ponto seu filho está? Você consegue prepará-lo para a próxima etapa? Se ele não estiver pronto você não deve forçá-lo. Mas se estiver, pode ajudá-lo a seguir em frente


Coloque um livro na mala. Enfie um ou dois livros de história na bolsa do bebê ou no carro para as crianças maiores. O hábito de preencher os espaços da vida com livros e sempre tê-los à mão ajuda a criança a vê-los como parte regular da vida.


Aprenda rimas e músicas. As crianças experimentam os sons da linguagem com as rimas, que fundamentam seu interesse por palavras. Faça rimas ligadas a gestos, pois isso ajuda a ligar ações a palavras. Poesia para crianças também constrói conhecimento e amor pela linguagem.


Dê livros de presente. Dê livros para as crianças em todas as ocasiões. Depois, olhem o livro juntos. Mantenha sua biblioteca doméstica em um local especial, mas acessível.


Conte histórias antes de dormir. Torne a história, lida ou contada, parte do ritual noturno desde a infância. Nunca elimine a hora de contar histórias como forma de castigo, ela deve ser sagrada.


Leia todos os dias. Faça dos livros uma parte da rotina do seu filho. Não deixe passar um dia sem ler um livro, um poema ou uma história


0 comentários: