terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Educação Infantil e nossa visão...

Jardim III


Com maiores habilidades motoras e cognitivas a criança pertencente a esta turma é capaz de resolver problemas cotidianos e produzir atividades elaboradas. Conseguem distinguir com facilidade o real do imaginário.Aprenderá as primeiras letras, palavras e silabas e também as representações numéricas e introdução à matemática. Jogos com regras simples, brincadeiras coletivas envolvendo cordas, bolas, etc... Livros, jornais, revistas, pesquisas. E um desenvolvimento maior de sua autonomia, independência, auto-controle, expressão e comunicação.

"Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".
( Carlos Drummond de Andrade)
Jardim II



Com as relações sociais mais desenvolvidas e maior concentração, nesta faixa etária podem ser iniciadas atividades com maior grau de dificuldade, estimulando várias áreas do conhecimento. Começam a ficar visíveis traçados em seus desenhos. Suas produções ganham maior importância e significado.
Já são introduzidas às primeiras letras e números.Além dos conteúdos para essa faixa etária, muitos brinquedos pedagógicos atuais, quebra-cabeças, jogos dramáticos, teatro, sala de vida prática, etc.

"O ensino deve favorecer a arte de agir"
Edgar Morin

Jardim I



Nos grupos as crianças dão continuidade ao processo de socialização e aprendizagem em rotinas programadas onde estão incluídas atividades como pintura, música, danças, leituras, estímulos corporais e é claro, muita brincadeira. Trabalhamos com projetos, onde temas são trabalhados de diversas maneiras para cada faixa etária.

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget


Maternal


Propiciar um ambiente criativo, seguro e acolhedor, adequado às necessidades de crianças pequenas.
Nossa preocupação é com o bem estar das crianças, de seus familiares e de nossa equipe de trabalho.
Entendemos cada criança como um ser inteiro, autêntico em sua complexidade orgânica, cognitiva e psicológica.
Neste contexto entendemos o brincar como ferramenta fundamental no desenvolvimento de todo o nosso trabalho.
Visamos promover o bom desenvolvimento das crianças, sua socialização e aprendizagem, sempre respeitando ritmos e individualidades.
A criança pequena, cidadão por vir, deve adquirir autonomia e confiança para os desafios futuros, como por exemplo, seu ingresso na escola.

0 comentários: