terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Professor: aproveite as férias para melhorar a saúde da sua voz !


Muitas vezes ao telefone, num simples “alô”, a pessoa do outro lado da linha pode identificar se estamos cansados, tristes ou felizesfonte: Sinpro (13.12.2008)
A voz reflete as nossas emoções e a nossa condição física. Quando dormimos pouco ou estamos estressados a nossa voz tende a ficar mais cansada também.Nada melhor do que aproveitar o período de recesso para recarregar as energias.
Como o professor é um profissional que tem a voz como principal ferramenta de trabalho, ele deve também descansar a voz e deixá-la pronta para o uso no próximo ano letivo.Nesse momento de descanso aproveite para perceber mais a sua voz e as vozes das pessoas que convivem com você. Perceba as diferenças de sensações na garganta e as possíveis mudanças vocais comparando o momento de descanso com o período de trabalho.Seguem algumas orientações para os cuidados com a voz nas férias:
- Beba água em pequenos goles durante o dia;
- Preste atenção no volume de sua voz, tente não falar muito alto e nem sussurrar;
- Cuidado com os alimentos muitos gordurosos, pesados e condimentados; eles podem causar refluxo e conseqüentemente prejudicar a saúde de sua voz;
- Evite o cigarro, ele prejudica a sua voz e pode aumentar a chance de câncer de laringe e pulmão;
- O excesso de bebida alcoólica também pode prejudicar a voz;
- Aproveite o tempo de descanso para tirar boas horas de sono e recuperar as energias.
Fonte: http://e-educador.com/index.php/notas-mainmenu-98/3605-voice01

1 comentários:

polypedagogia disse...

Que legal... Muito interessante...
Bjus