sábado, 9 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Você sabia....
TRANSPORTE ESCOLAR, QUAIS OS REQUESITOS NECESSÁRIOS PARA A SEGURANÇA DO SEU FILHO!!
Pensar em segurança quando se trata de
transporte escolar e transporte de crianças não é absurdo querer sempre a maior
possibilidade de segurança para a criança ou passageiro escolar, pois quem é que
ficará tranquilo sabendo que os transportes escolares que seus filhos utilizam
todos os dias não possuem a segurança necessária que é exigida, ou ainda qual
responsável não se importará em adequar sua condução para o transporte de
crianças, para que se tenha uma segurança maior e sem maiores
preocupações.
Em relação ao transporte escolar o Código
Nacional de Trânsito determina que os veículos destinados à condução coletiva de
escolares devem ser autorizados pelos Detrans estando em conformidade aos
seguintes requisitos:
1) registro como veículo de passageiros;
2) inspeção duas vezes ao ano, para verificação
dos itens obrigatórios e de segurança;
3) uma faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR”,
à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da
carroçaria;
4) equipamento registrador instantâneo
inalterável de velocidade e tempo;
5) lanternas de luz branca, fosca ou amarela
dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz
vermelha, na extremidade superiora da parte traseira;
6) cintos de segurança em número igual à
lotação do veículo;
Não somente o veículo possui suas obrigações a
cumprir, mas também o condutor do transporte coletivo precisa obrigatoriamente
ser maior de 21 anos; ser habilitado na categoria D; não ter cometido nenhuma
infração gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os 12
últimos meses e deve ser aprovado em curso de especialização.
Já para o transporte de crianças o Código
Brasileiro de Trânsito determina que, em veículos de passeio, as crianças devem
obrigatoriamente ser transportadas no banco traseiro até os 10 anos de idade,
não deixando de utilizar o cinto ou algum dispositivo de retenção, as conhecidas
cadeirinhas. Para os bebês que possuírem um ano de idade precisaram ser
transportados em um assento em formato de uma concha, onde deve estar
posicionada no sentido contrário ao do veículo. Para crianças entre 1 e 4 anos,
devem ser colocadas nas cadeirinha. Aos maiores de 4 á 7 anos e meio se
utilizarão de um assento de elevação, que já possibilita o uso do cinto do
próprio veículo e crianças com 10 anos já poderam utilizar-se apenas do
cinto.
Bebê Conforto – São usados por
crianças até 10 a 15 kg, alguns modelos possuem uma base que permite permanecer
no veículo e o bebê conforto é encaixado ou retirado da base.
Assentos infantis conversíveis
(cadeirinhas) – possui maiores limites de peso e estatura para que as
crianças sejam posicionadas voltadas para a traseira do veículo sendo, portanto
úteis para bebês maiores.
Assento de apoio – utilizados
para adaptar a criança na altura correta do cinto de segurança do carro.
Você considera que o uso adequado para
transporte escolar e de crianças ajuda a diminuir o número de acidentes, dê sua
opinião para ajudar a conscientizar os condutores e responsáveis.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Dica do mês!!!!
ADAPTAÇÃO ESCOLAR
O início da vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família, que terá dois grandes desafios pela frente: o ambiente desconhecido e a separação da mãe.
A adaptação é um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. Marcado por encontros e desencontros é o momento em que a criança e seus pais passam a criar novas relações afetivas com um novo grupo que se encontra na sociedade. Acontece, a partir de então novos relacionamentos, favorecendo que a criança construa um mundo social mais amplo e se desenvolva intelectualmente e emocionalmente.
Nesse momento de sua vida a criança depara-se com duas conquistas fundamentais: a independência e a autonomia. Os pais podem e devem ajudar seus filhos neste momento tão importante.
A adaptação é um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento. Marcado por encontros e desencontros é o momento em que a criança e seus pais passam a criar novas relações afetivas com um novo grupo que se encontra na sociedade. Acontece, a partir de então novos relacionamentos, favorecendo que a criança construa um mundo social mais amplo e se desenvolva intelectualmente e emocionalmente.
Nesse momento de sua vida a criança depara-se com duas conquistas fundamentais: a independência e a autonomia. Os pais podem e devem ajudar seus filhos neste momento tão importante.
1- A ida da criança à escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;
2- O choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;
3- Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;
4- A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;
5- Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
Não desista na primeira dificuldade. Cada criança tem o seu jeito de ser e de se adaptar a novas situações. Muitos pais se sensibilizam com a resistência dos filhos à adaptação escolar e acabam retardando este momento. O que você deve ter em mente é que estará preparando seu filho para conviver em sociedade, aprendendo a compartilhar e respeitar o outro.
Rosimeire Divino Becati
Diretora Pedagogica
Diretora Pedagogica
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
terça-feira, 31 de julho de 2012
domingo, 1 de julho de 2012
Arraia Magico
Com o objetivo de propiciar uma integração entre todos os envolvidos no universo do Cantinho Mágico – equipe, crianças, pais, avós e todos os convidados, no dia 16/06/2012 realizamos a nossa 14ª Festa Caipira. Foi um sucesso, utilizamos o espaço físico da escola.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
sábado, 9 de junho de 2012
Inglês no Cantinho Mágico
Na
Escola Cantinho Mágico as crianças começam a aprender inglês a partir do
Jardim II.
Mas, para quê o ensino de Inglês na
Educação Infantil?
Atualmente, sabe-se que é na
Educação Infantil que a criança tem uma maior oportunidade de desenvolver suas
potencialidades, de aprender a viver e a conviver em
sociedade.
Também é fato que o inglês é uma das
línguas mais faladas no mundo, sendo hoje imprescindível que saibamos falar a
língua inglesa com uma certa fluência se quisermos nos inserir neste mundo.
Portanto, devemos considerar que a escola de educação infantil pode ser o melhor
lugar e o melhor momento para começar a aprendizagem da língua inglesa. Não há
só estes motivos para que se leve em conta a idade para se desenvolver o
aprendizado. “Resultados científicos comprovam que existem períodos críticos na
organização de determinadas funções superiores pelo sistema nervoso. Seres
humanos conseguem aprender línguas em qualquer idade, mas crianças pequenas que
ainda não falam sua língua materna ou que estão em estágios iniciais dessa
aprendizagem estão mais predispostas a perceberem os sons de outra língua,
distinguindo nuances que se tornam difíceis de serem discriminadas mais tarde”.
(PÉRISSE,2006).
domingo, 13 de maio de 2012
Mamãe na escola...
A Escola Cantinho Mágico promoveu na semana de 07/05 à 11/05/2012, a semana da Mamãe na Escola. Durante a semana as mães foram
convidadas para assistir uma aula com os professores diversificados, com certeza foi um momento de aprendizado. Os encontros aconteceram no finalzinho da tarde e as mamães que comparecem fizeram as seguintes aulas: Musicalizando com a mamãe (Professora Aline), Sessão Pipoca com o filme Meu mundo encantado (com a presença dos alunos), conversando com a mamãe (Psicologa Crislaine), dançando com a mamãe (Professora Marcia) e movimentando com a mamãe(Professor Pedro).
No dia 11/05, cada aluno levou uma lembrancinha para ser entregue a mamãe pelo seu Dia.
No dia 11/05, cada aluno levou uma lembrancinha para ser entregue a mamãe pelo seu Dia.
Assinar:
Postagens (Atom)



